15 julho, 2014

Papa Francisco: sim à cultura do encontro, para os menores acolhimento e protecção


(RV) Papa Francisco: sim à cultura do encontro, para os menores acolhimento e protecção

O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes do encontro sobre mobilidade humana e desenvolvimento, a decorrer na Cidade do México. O encontro conta com a participação do Secretario de Estado, Cardeal Pietro Parolin.

"A globalização é um fenómeno que nos interpela, sobretudo numa das suas manifestações principais que é a migração. Não obstante o grande fluxo de migrantes presentes em todos os continentes e em quase todos os países, a migração é ainda vista como emergência ou como facto circunstancial e esporádico, mas se tornou um elemento característico e um desafio para as nossas sociedades", destaca o Pontífice na nota.

Segundo o Papa Francisco, a migração é um fenómeno que carrega consigo grandes promessas e desafios. "Muitas pessoas obrigadas a migrar sofrem e muitas vezes morrem tragicamente; muitos dos seus direitos são violados. Elas são obrigadas a se separar de suas famílias e infelizmente continuam a sero objecto de comportamentos racistas e xenófobos"', destaca o Papa.

Diante desta situação, o Papa repete a nota que afirmou na mensagem para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2014: "É preciso que todos mudem de atitude em relação aos migrantes e refugiados; é necessário passar de uma atitude de defesa e de medo, de desinteresse ou de marginalização - que, no final, corresponde precisamente à 'cultura do descartável' – para uma atitude que tem por base a 'cultura do encontro', a única capaz de construir um mundo mais justo e fraterno, um mundo melhor."

O Papa Francisco chama a atenção para milhares de crianças que migram sozinhas, sem acompanhamento, escapando da pobreza e da violência: "Esta é uma categoria de migrante que da América Central e do México atravessa a fronteira com os Estados Unidos em condições extremas, em busca de uma esperança que na maioria das vezes é em vão. Esta categoria está aumentando cada dia. Tal emergência humanitária requer uma intervenção urgente a fim de que esses menores sejam acolhidos e protegidos", frisa o Santo Padre na mensagem.

Segundo o Papa, "estas medidas não serão suficientes se não forem acompanhadas por políticas de informação sobre os perigos de uma viagem desse tipo, e promoção e desenvolvimento nos seus países de origem. É necessário chamar a atenção de toda a comunidade internacional para que possam ser adoptadas novas formas de migração legal e segura".

"Desejo todo sucesso a esta iniciativa louvável do Ministério das Relações Exteriores do Governo mexicano de organizar um seminário de estudo e reflexão sobre o grande desafio da migração e concedo de coração a cada um dos presentes a minha bênção apostólica", conclui o Papa Francisco.

Sem comentários:

Enviar um comentário