21 junho, 2014

Papa Francisco em visita pastoral a Cassano, Calábria, sul da Itália, encontra presos, doentes, crianças, padres, jovens, idosos


(RV) Papa Francisco encontra-se neste sábado na cidade de Cassano, na região da Calábria, no sul da Itália, zona marcada pelo fenómeno da Mafia. Tendo partido do Vaticano, de helicóptero, às 7h30 locais, chegou à localidade de Castrovillari uma hora e meia depois. Após um momento de acolhimento oficial no estádio da cidade, primeiro momento do programa foi a visita do Santo Padre à prisão local.

Na cordial saudação dirigida aos detidos, o Papa declarou ter querido realizar esta visita como primeiro ato da viagem de hoje para “exprimir a proximidade da Igreja a cada homem e mulher que se encontra preso, como disse Jesus “Estava na cadeia e fostes visitar-me”. Dirigindo-se às autoridades, o Papa sublinhou a necessidade de, para além do respeito devido a cada um dos detidos, tudo fazer para que a pena não seja apenas instrumento de punição mas se cuide da sua sucessiva reinserção social. Neste caminho, entra também o encontro com Deus, que nos ama e perdoa os nossos erros. O Senhor é um mestre de reinserção: toma-nos pela mão e reconduz-nos á comunidade social.
Já em Cassano all'Jonio, após nova breve deslocação de helicóptero, o Papa visitou os doentes do Centro Residencial ‘São José Moscati’. Ao meio-dia, encontrar-se-á com os padres desta pequena diocese, na Catedral de Cassano.
Francisco almoçará no Seminário “João Paulo I” com os pobres assistidos pela Cáritas Diocesana e com os jovens da comunidade residencial terapêutica Saman Mauro Rostagno. Às 14h30 Papa vai visitar os idosos da ‘Casa Serena’ de Cassano all'Jonio.
A Missa que encerra a viagem será celebrada na planície de Síbari, perto do mar, a partir das 16h. Regresso ao Vaticano duas horas depois.

Sem comentários:

Enviar um comentário