04 junho, 2014

O dom da piedade faz crescer na comunhão com Deus e a reconhecer os outros como irmãos – o Papa na audiência geral

RealAudioMP3

(RV) Grande multidão e tanto entusiasmo na Praça de S. Pedro para a audiência geral com o Papa Francisco. Tema da catequese de hoje: o dom da piedade.

“É preciso esclarecer, desde logo, que este dom não se identifica com o ter compaixão de alguém, ter piedade do próximo, mas indica a nossa pertença a Deus e a nossa ligação profunda com Ele, uma ligação que dá sentido a toda a nossa vida e que nos mantém em comunhão com Ele, mesmo nos momentos mais difíceis e complicados.”

O Santo Padre sublinhou que a piedade é o dom do Espírito Santo que nos permite viver a vida cristã com autêntico espírito religioso e com uma profunda confiança em Deus. Longe de ser um dever ou imposição, este dom garante que a nossa relação com Deus brote genuinamente do nosso coração – afirmou o Papa Francisco que esclareceu que o Espírito Santo leva-nos a perceber a presença de Deus e todo o seu amor por nós, o que suscita em nós gratidão e louvor, e faz-nos viver como seus filhos.

“Se o dom da piedade nos faz crescer na relação e na comunhão com Deus e nos leva a viver como seus filhos, ao mesmo tempo, ajuda-nos a transmitir este amor também sobre os outros e a reconhecê-los como irmãos.”

Desta forma – continuou o Santo Padre – a piedade ajuda-nos a viver como irmãos, tornando-nos capazes de alegrar-nos com quem se alegra, chorar com quem chora, estar próximo de quem está só ou angustiado, corrigir quem está no erro, consolar quem está aflito, acolher os mais necessitados.

No final da catequese o Santo Padre saudou também os peregrinos de língua portuguesa:

“Queridos amigos vindos de Angola, do Brasil e outros países de língua portuguesa: sejam bem-vindos! Diante dos desafios e dificuldades da vida, peçamos ao Senhor o dom da piedade, para que possamos permanecer sempre firmes no testemunho alegre da nossa fé cristã. Que Deus vos abençoe!”

O Papa Francisco a todos deu a sua benção! (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário