20 junho, 2014

Não a qualquer tipo de droga! Sim à vida, ao amor, ao desporto, ao trabalho! - Papa à Conferência Mundial antidroga



(RV) “A droga não se vence com a droga! A droga é um mal, e com o mal não pode haver cedências ou compromissos”.

Não podia ser mais clara a posição do Papa, ao receber, esta manhã, os participantes na Conferência Internacional de Luta contra a Droga, um problema do nosso tempo “tão grave e complexo”. O Santo Padre fez votos de que esta Conferência possa alcançar os objectivos que se propôs: coordenar as políticas antidroga, partilhar as relativas informações e incrementar uma estratégia concreta visando contrastar o narcotráfico.
Dado que “o flagelo da droga continua a difundir-se com formas e dimensões impressionantes, alimentada por um mercado vergonhoso, que ultrapassa os confins nacionais e continentais, declarou o Papa Francisco, com preocupação:

“Deste modo, continua a crescer o perigo para os jovens e adolescentes. Perante tal fenómeno, sinto a necessidade de manifestar o meu sofrimento e preocupação”.

Papa Francisco declara-se contrário contra a legalização, mesmo parcial, das chamadas “drogas ligeiras”, considerando tal medida como mínimo discutível, no plano legislativo, para além de não ter produzido os efeitos que se esperava. Reforçou portanto a sua posição firme, já recentemente expressa, numa Audiência geral:

“Não a todo e qualquer tipo de droga! Simplesmente! Não a qualquer tipo de droga! Mas para dizer este não, há que dizer sim à vida, sim ao amor, sim aos outros, sim à educação, ao desporto, sim ao trabalho, sim a mais fontes de trabalho!”

E o Papa concluiu recordando que a Igreja, seguindo o mandamento de Jesus de ir ao encontro de todos os que sofrem ou estão encarcerados, não abandona os que caíram na espiral da droga; toma-os pela mão, para que possam redescobrir a sua própria dignidade e ressuscitar os próprios recursos e talentos pessoais.

Para além das audiências aos participantes nesta Conferência e no Congresso sobre Liberdade Religiosa, o Santo Padre recebeu, nesta manhã:
- Frei Matthew Festing, Grã Mestre da Soberana Ordem Militar de Malta, com o séquito;
- o Núncio Apostólico na Guatemala, o arcebispo D. Nicolas Henry Trevenin; e
- o arcebispo emérito de Puerto Montt (Chile), D. Savino Bertollo.

Sem comentários:

Enviar um comentário