21 junho, 2014

Imensa multidão na Missa celebrada pelo Papa em Síbari, na conclusão da visita a Cassano


(RV) Uma imensa multidão participa, sob um sol tórrido, na esplanada de Síbari, a 15 Km de Cassano allo Jonio, na missa da solenidade do Corpo de Deus, presidida pelo Papa Francisco, na conclusão da sua viagem pastoral, neste sábado 21 de junho, a esta pequena diocese da Calábria, no sul de Itália.

Este o texto da homilia do Papa:

Na festa do Corpo de Deus celebramos Jesus “pão vivo descido do céu”(Jo, 6,51), alimento para a nossa fome de vida eterna, força para o nosso caminho. Agradeço o Senhor que hoje me dá a graça de celebrar o Corpus Domini convosco, irmãos e irmãs desta Igreja que está presente aqui em Cassano allo Jonio.
A de hoje, é a festa na qual a Igreja louva o Senhor pelo dom da Eucaristia. Enquanto na quinta-feira Santa celebramos a memória da sua instituição na Última Ceia, hoje predomina a acção de graças e a adoração. E, de facto, é tradiçaõ neste dia a procissão com o Santíssimo Sacramento. Adorare Jesus (na) Eucaristia e caminhar com Ele. Estes são os dois aspetos inseparáveis da festa de hoje , dois aspetos que marcam toda a vida do povo cristão: um povo que adora Deus e caminha com Ele.
Antes de mais nós somos um povo que adora Deus. Nós adoramos Deus que é amor, que em Jesus Cristo entregou Si próprio por nós, entregou-se para ser crucificado para espiar os nossos pecados e pela potência deste amor ressuscitou da morte e vive na sua Igreja. Nós não temos outro Deus a não ser este. Hoje o confessamos com o olhar dirigido ao Corpus Domini, ao Sacramento do altar. E para esta fé, nós renunciamos ao satanás e a todas as suas seduções; renunciamos aos ídolos do dinheiro, da vaidade, do orgulho e do poder. Nós cristãos não queremos adorar nada e ninguém neste mundo a não ser Jesus Cristo que está presente na santa Eucaristia. Talvés nem sempre dámo-nos conta profundamente do significado e das consequências que tem ou deveria ter esta nossa profissão de fé. Hoje pedimos ao Senhor que nos ilumine e nos converta, para que possamos adorar realmente só Ele e possamos renunciar ao mal em todas as usas formas.
Mas esta nossa fé na presença reale de Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, no pão e no vinho consagrados é autêntica se nós nos empenharmos a caminhar atrás d’Ele e com Ele, procurando por em prática o seu mandamento, aquele que Ele deu aos seus discípulos na Última Ceia(...) O povo que adora Deus na Eucarestia é o povo que caminha na caridade.
Hoje, como Bispo de Roma, estou aqui para confirmar-vos nºao só na fé mas também na caridade, para acompanhar-vos e encorajar-vos no vosso caminho com Jesus Caridade. Quero exprimir o meu apoio ao Bispo, aos presbíteros e aos diáconos desta Igreja e também a “Eparchia de Lungo”, rica pela sua rtadição grega-bizantina. Mas estendo este meu apoio à todos os Pastores e féis da Igreja em Calábria , empenhada corajosamente na evangelização e em favorecer estilos de vida e iniciativas que ponham no centro as necessidades dos pobres e dos últimos. O mesmo também para as autoridades civis que procuram viver o empenho político e administrativo por aquilo que é: um serviço ao bem bem comum.
Encroajo todos a testemunhar a solidariedade concreta com os irmãos, especialmente aqueles que têm mais necessidade de justiça, de esperança, de “tenerezza”. Graças a Deus existem tantos sinais de esperança nas vossas famílias, nas parróquias, nas associações, nos movimentos eclesiais. O Senhor Jesus não cessa de suscitar gestos de caridade no seu povo em caminho! Um sinal concreto de esperança é o Projeto Policoro, para os jóvens que querem “mettersi in gioco” e criar possobilidades laborais para si e para os outros. Vós, caros jóvens, não vos deixeis roubar a esperança! Adoranmdo Jesus no vosso coração e permanecendo unidos n’Ele sabereis opor-vos ao mal, às injustiças,à violência com a força do bem, da verdade, e da beleza.
Caros irmãos e irmãs, a Eucarestia reuniu-nos juntos. O corpo do Senhor faz de nós uma só coisa, uma só família, o Povo de Deus reunido em torno de Jesus , Pão da vida. Aquilo que disse aos jovens digo-o à todos: se adorardes Cristo e caminhardes atrás d’Ele e com Ele, a vossa Igreja diocesana e as vossas parróquias crescerão na fé e na caridade, na alegria da evangelização. Sereis uma Igreja na qual país, mães, sacerdotes, religiosos, catequistas, crianças, idosos, jóvens, caminham uns ao lado do outro, se encorajam, se entreajudam, se amam como irmãos, especialmente nos momentos de dificuldades. Maria Mulher Eucarística, que vós venerais em tantos santuários, especialmente o Santuário de Castrovillani, vos preceda nesta peregrinação da fé. Que Ela vos ajude a permanecer sempre unidos para que tmabém por intermédio do vosso testemunho, o Senhor possa continuar a dar a vida ao mundo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário