08 maio, 2014

É mais importante a graça de Deus do que toda a burocracia – o Papa em Santa Marta nesta quinta-feira

RealAudioMP3

(RV) Quem na Igreja é chamado a administrar os Sacramentos deve deixar espaço à graça de Deus e não deve pôr obstáculos de tipo burocrático – esta a mensagem principal do Papa Francisco na Missa na Casa da Santa Marta na manhã desta quinta-feira. Toma como exemplo o Apóstolo Filipe na narração dos Atos dos Apóstolos e apresenta três qualidades cristalinas de um cristão: docilidade ao Espírito, diálogo e confiança na Graça de Deus. Filipe é dócil e obedece quando o Espírito lhe diz para interromper as atividades e de ir ao encontro da carroça onde viajava entre Gaza e Jerusalém o ministro da Rainha da Etiópia.

“Deixa tudo e vai. E isto faz-nos ver que sem esta docilidade à voz de Deus ninguém pode evangelizar, ninguém pode anunciar Jesus Cristo: no máximo anuncia-se a si próprio”.

Para Filipe o encontro com o ministro etíope torna-se ocasião de anúncio do Evangelho. Mas este anúncio e, antes de mais um diálogo – explica o Santo Padre – o Apóstolo respeita a sensibilidade espiritual do seu interlocutor:

“Não se pode evangelizar sem o diálogo.”

As palavras de Filipe suscitam no ministro etíope o desejo do batismo e, ao chegarem ao primeira curso de água, Filipe administra-lhe o batismo levando-o para a graça de Deus, porque é Deus quem evangeliza – concluiu o Papa Francisco.

“Pensemos nestes três momentos da evangelização: a docilidade para evangelizar; fazer aquilo que Deus manda, segundo o diálogo com as pessoas – partindo de onde eles estão – e terceiro, confiar na graça: é mais importante a graça do que a burocracia. E tantas vezes nós na Igreja somos uma empresa para fabricar impedimentos, para que a gente não possa chegar à graça. Que o Senhor nos faça entender isto.” (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário