09 abril, 2014

OS "RE-CASADOS" SÃO IGREJA (2)




 
E um divórcio envolve sempre perdão, perdoar e ser perdoado se se pretende viver a fé cristã em Igreja.

Percebemos assim que, mesmo numa nova relação em que tudo pode correr bem, a marca do divórcio não deixa de existir e como tal pode transportar sofrimento, revolta e falta de compreensão, sobretudo para a vivência de uma fé alicerçada no Deus que é amor, numa Igreja que deve transmitir continuamente esse amor de Deus.

Obviamente, reflectimos aqui sobre aqueles que divorciados são re-casados, querendo viver a fé cristã em Igreja e como tal são confrontados com a Doutrina da Igreja que os impede, sobretudo de aceder à Confissão e Comunhão Eucarística.

«Deus é amor», escreve São João na sua Primeira Carta no capítulo 4, versículo 8
Foi Ele quem nos amou primeiro, pois sem o seu amor não poderia o homem amar, como nos diz S. João na mesma carta 4, 19 «Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro.»

O amor de Deus é o amor de inteira doação, de entrega total, pelo seu Filho Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Sem este amor doação, não há relação verdadeira, pois quem ama dá-se.
O amor perfeito é então o amor de Deus, o amor de Cristo, que se dá inteiramente por todos e por cada um de nós.
O nosso amor é imperfeito, porque é humanamente fraco, mas também por causa da nossa relação com Deus, é um amor que procura a doação, a entrega, porque vindo de Deus e por Ele abençoado.

Assim, para o homem procurar esse amor que é todo doação, amor imprescindível ao Matrimónio, é necessário que também o primeiro e central mandamento do Matrimónio, seja amar a Deus sobre todas as coisas, amar a Deus mais do que à sua mulher, ao seu marido, aos seus filhos, para que no amar primeiro a Deus, o homem receba do amor de Deus a capacidade de se dar no amor.

Por isso Deus tem que ser a presença constante no Matrimónio.
Tem que ser Aquele que não só abençoa o Matrimónio, mas que o faz acontecer, servindo-se do homem e da mulher para serem sinais visíveis da sua presença no sacramento, melhor dizendo, serem sacramento, serem sinal da presença de Deus na família e na sociedade.

Então e numa nova relação daqueles que mesmo divorciados procuram Deus, daqueles que procuram viver a fé no seu dia-a-dia em Igreja, também Deus está presente?
Claro que Deus não pode deixar de estar presente, porque Deus ama todos os homens, independentemente da condição de cada um, em todo e qualquer momento.
Mas mais ainda, (se assim podemos dizer), numa relação, (mesmo que canonicamente irregular), em que homem e mulher procuram viver o amor de Deus em família.

E essa nova relação em que homem e mulher procuram Deus, e por isso Deus está presente, não significa, obviamente, também, que o amor está presente?
E se está presente o amor, que leva a procurar Deus, então não é esse amor, o amor vindo de Deus?

E se o amor que os une nesta nova relação é também o amor vindo de Deus, então é o amor doação, é o amor que leva à entrega de si mesmo, de cada um ao outro, mas que não fica confinado a eles, pois sendo amor de Deus em cada um, abre-se também aos outros, («aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê» 1 Jo 4, 20), abre-se à comunidade, ou seja, é o amor que ama e une a Igreja, mãe e mestra.

Mas se homem e mulher, nessa nova relação, amam com esse amor de Deus, esse amor de Cristo, amam com doação, com entrega, então amam também com obediência, porque a obediência faz parte do amor a Deus, a obediência em amor, de que Cristo é testemunha perfeita, e assim amam também a Igreja e, por isso mesmo, devem amar tudo o que a Igreja lhes diz, porque é nessa obediência que fazem a vontade de Deus, como Cristo fez a vontade do Pai.

«Tende entre vós os mesmos sentimentos, que estão em Cristo Jesus: Ele, que é de condição divina, não considerou como uma usurpação ser igual a Deus; no entanto, esvaziou-se a si mesmo, tomando a condição de servo. Tornando-se semelhante aos homens e sendo, ao manifestar-se, identificado como homem, rebaixou-se a si mesmo, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.» Fl 2, 5-8

Assim, se nós Igreja, (citando mais uma vez o Papa Emérito Bento XVI na Sacramentum Caritatis, «Os pastores, por amor da verdade, são obrigados a discernir bem as diferentes situações, para ajudar espiritualmente e de modo adequado os fiéis implicados.»), soubermos colocar todo o nosso empenho, toda a nossa entrega ao Espírito Santo, saberemos ajudar aqueles que nessas novas relações como casais, sofrem pelo afastamento da Comunhão Eucarística.

E eles saberão, mais do que saberem, sentirão que esse amor que vivem, vindo de Deus, é amor de doação e de entrega, sem dúvida, mas é também amor que leva à obediência, porque só assim ele é verdadeiro amor de Deus.

Então o acto de não comungarem eucaristicamente, é afinal um acto de imenso amor, amor a Deus, amor ao outro, amor aos filhos, amor aos outros, amor à Igreja, testemunha de amor verdadeiro, e afinal e ainda, um sacrifício agradável a Deus, que não deixará de derramar as suas bênçãos e as suas graças sobre essa família.

Compete-nos então a nós, Igreja, saber acolher, saber compreender, saber aceitar sem condenar, saber ajudar aqueles que vivem esse «problema pastoral espinhoso e complexo, uma verdadeira praga do ambiente social contemporâneo que vai progressivamente corroendo os próprios ambientes católicos» como afirma, mais uma vez, Bento XVI na Sacramentum Caritatis.


(continua)
Joaquim Mexia Alves


Nota:
Por convite do “meu” Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, orientei no dia 7 de Abril, uma recoleção para sacerdotes, no Santuário de Fátima.
As coisas que Deus faz na minha vida!
Os textos são, obviamente, algo extensos, pelo que os publicarei aqui em diversas partes.
.
Série constante na faixa lateral deste blog, em:
"Pesquisa rápida" - "OS "RE-CASADOS" SÃO IGREJA "

Sem comentários:

Enviar um comentário