19 fevereiro, 2014

Conselho dos Cardeais reunido com o Papa. Padre Lombardi informa também sobre Consistório de quinta e sexta

RealAudioMP3
 
(RV) Decorre desde segunda-feira, 17, prolongando-se até quarta, uma reunião do Papa Francisco com o "Conselho de cardeais" criado em abril do ano passado para o ajudar no governo universal da Igreja e para estudar um projeto de revisão da Cúria Romana. A ilustrar os trabalhos, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, teve um encontro com os jornalistas, em que referiu que o encontro dos oito Cardeais conselheiros conta desta vez com a participação do Secretário de Estado, don Parolin, proximamente cardeal. Tanto hoje como ontem os purpurados concelebraram com o Papa, às 7h da manhã, como fazem habitualmente quando estão aqui em Roma; e depois começaram as suas reuniões numa sala adjacente à capela da Casa Santa Marta.

Nesta segunda-feira de manhã – informou o porta-voz do Vaticano – tiveram lugar as audições dos representantes da Comissão referente de estudo e orientação sobre a organização da estrutura económico-administrativa da Santa Sé" (COSEA). Estavam presentes três representantes da Comissão: o presidente, Dr. Zahra; o secretário, Mons. Valejo Balda; e o alemão Jochen Messemer, que é também revisor internacional da Prefeitura dos Assuntos Económicos". Apresentaram o trabalho realizado pela Comissão nestes 7-8 meses de atividade. Fornecendo já, provavelmente, algumas conclusões, ideias ou propostas possíveis”.

Nesta terça-feira de manhã – segundo informou, já hoje, Padre Lombardi – com a participação do Secretário de Estado, o Santo Padre e o Conselho dos (Oito) Cardeais procederam à audição da “Comissão Pontifícia relativa ao Instituto para as Obras de Religião” (IOR). Presentes: o respectivo presidente, cardeal Farina; o cardeal Tauran, membro; D. Juan Arrieta, coordenador; mons. Peter Wells, secretário. Presente também mons. Xuereb, como Delegado do Santo Padre para esta Comissão.
A Comissão procedeu a uma apresentação ampla e detalhada sobre a realidade do IOR, os problemas passados (com uma leitura das suas causas), e ainda sobre a situação actual, indicando possíveis linhas a seguir. Aparece como “muito importante aprofundar a missão do Instituto, na perspectiva do serviço religioso e pastoral da Igreja”.
Os Cardeais exprimiram o seu apreço pela apresentação feita pela Comissão e intervieram com perguntas de aprofundamento. Não foi tomada qualquer decisão. Os trabalhos prosseguem na parte de tarde.

Padre Lombardi recordou também que na quinta-feira, dia 20, às 9.30, tem início o Consistório extraordinário, reunião para a qual são convocados todos os cardeais. Essa reunião, de dois dias, terá lugar, como no passado, na Sala Nova do Sínodo. Após a saudação do Cardeal Decano, Angelo Sodano, ao Papa, em nome dos purpurados, e de uma saudação deste a todos os presentes, o cardeal Walter Kasper pronunciará uma conferência introdutória sobre “O Evangelho da família”. O tema indicado pelo Papa para este Consistório dos Cardeais é a família, também em vista da assembleia do Sínodo dos Bispos, que terá lugar em outubro. Seguir-se-ão as intervenções livres dos cardeais, que se prolongarão até sexta de tarde, em duas sessões diárias: 9h30 às 12h30 e das 16h30 às 19h.

Sem comentários:

Enviar um comentário