25 fevereiro, 2014

Carta às famílias: Papa Francisco pede orações para o próximo Sinodo dos Bispos sobre a Família


(RV) Foi hoje tornada pública uma Carta do Papa às famílias do mundo inteiro, para lhes falar do próximo Sínodo extraordinário dos Bispos que terá por tema “os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização” e pedir-lhes oração para o seu bom êxito. Este importante encontro – escreve o Papa – “envolve todo o Povo de Deus: Bispos, sacerdotes, pessoas consagradas e fiéis leigos das Igrejas particulares do mundo inteiro, que participam activamente, na sua preparação, com sugestões concretas e com a ajuda indispensável da oração”. O apoio da oração – prossegueo Pontífice – “é muito necessário e significativo” para esta Assembleia sinodal que “é dedicada de modo especial a vós, à vossa vocação e missão na Igreja e na sociedade, aos problemas do matrimónio, da vida familiar, da educação dos filhos, e ao papel das famílias na missão da Igreja” - frisa o Papa pedindo às “caras famílias” para invocarem “intensamente o Espírito Santo a fim de que ilumine os Padres sinodais e os guie na sua exigente tarefa”.

O Papa recorda às famílias, que a esta Assembleia sinodal extraordinária, seguir-se-á, um ano depois, uma outra sobre o mesmo tema da família e o Encontro Mundial das Famílias agendado para Setembro de 2015 em Filadélfia, Estados Unidos.

E mais uma vez, Francisco pede orações para que “a Igreja realize através desses acontecimentos, um verdadeiro caminho de discernimento e adopte os meios pastorais adequados para ajudarem as famílias a enfrentar os desafios actuais com a luz e a força que provêm do Evangelho”.

Dizendo ter escrito esta Carta no dia em que Jesus era apresentado no Templo (domingo 2 de Fevereiro), o Papa sublinha que por causa desse Menino um casal jovem de pais (José e Maria) e duas pessoas idosas (Simeão e Ana) se reuniram. Jesus faz, portanto, com que “as gerações se encontrem e unam! Ele é a fonte inesgotável daquele amor que vence todo o isolamento, toda a solidão, toda a tristeza”.
E o Papa conclui recordando mais uma vez às famílias que a sua “oração pelo Sínodo dos Bispos será um tesouro precioso que enriquecerá a Igreja”. Agradece e pede que rezem também por ele, “para que possa servir o povo de Deus na verdade e na caridade”.

Sem comentários:

Enviar um comentário