23 novembro, 2013

Os idosos, protagonistas na Igreja. Assegurar os devidos cuidados, em atitude de respeito: Papa, aos participantes na Conferência Internacional sobre "A Igreja ao serviço do idoso doente" (em especial, doenças neurodegenerativas)

RealAudioMP3

(RV) Os idosos são, hão-de continuar a ser, protagonistas na Igreja. São “importantes, mais ainda, indispensáveis”, pois são “portadores da memória e da sabedoria da vida, para os transmitirem aos outros” – recordou o Papa Francisco, neste sábado de manhã, encontrando-se com os participantes na XXVIII Conferência Internacional promovida pelo Conselho Pontifício para os agentes no campo da saúde. Tema deste ano: “A Igreja ao serviço do idoso doente: o cuidado das pessoas afectadas por patologias neuro-degenerativas”.

O Santo Padre recordou que “a vida humana conserva sempre o seu valor aos olhos de Deus”. O prolongamento das expectativas de vida, no século XX – observou – comporta um crescente número de pessoas a braços com patologias neuro-degenerativas, muitas vezes com a deterioração das capacidades cognoscitivas.

“É importante o apoio de ajudas e de serviços adequados, visando o respeito da dignidade, da identidade, das necessidades da pessoa assistida, mas também daqueles que a assistem, tanto familiares como agentes profissionais. O que só é possível num contexto de confiança e no âmbito de uma relação reciprocamente respeitadora”.

O Papa concluiu este encontro com uma saudação a todos os idosos, convidando-os a serem sempre testemunhas de Cristo e do Evangelho, na família, na paróquia e em todos os ambientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário