08 outubro, 2013

Papa convoca para Outubro de 2014 Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, sobre "Os desafios pastorais da família, no contexto da evangelização"


(RV) O Santo Padre convocou a III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, a realizar no Vaticano, de 5 a 19 de Outubro do próximo ano, tendo como tema “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.

Comentando esta informação, o director da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Lombardi, observou que "é assim que o Papa deseja promover a reflexão e o caminhoda comunidade da Igreja: com a participação responsável do episcopado das diversas partes do mundo". "É justo que a Igreja se mova comunitariamente na reflexão e na oração, assumindo orientações pastorais comuns nos pontos mais importantes - como a pastoral da família - sob a guia do Papa e dos bispos. A convocação do Sínodo extraordinário indica claramente este caminho".

"Neste contexto - acerscentou ainda Padre Lombardi - propor soluções pastorais particulares, da parte de pessoas ou de Secretariados locais corre o risco de gerar confusão. É bom pôr em relevo a importância de realizar um caminho na plena comunhão da comunidade eclesial".

Desde 1985 que não se realizava uma Assembleia Geral “Extraordinária”. Nesse ano, convocada por João Paulo II, no vigésimo aniversário da conclusão do Concílio Ecuménico Vaticano II, realizou-se a II Assembleia sinodal desse tipo, tendo como tema “A aplicação do Concílio Vaticano II”. Em 1969, ainda no tempo de Paulo VI, tivera lugar a I Assembleia Extraordinária, sobre “As Conferências episcopais e a colegialidade dos Bispos”.

A I Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos teve lugar em 1967. A mais recente, a XIII, realizou-se em Outubro do ano passado, tendo como tema “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã” (foto: missa conclusiva, presidida por Bento XVI, na basílica de Sâo Pedro)

Sem comentários:

Enviar um comentário