14 setembro, 2013

Só com oração e lágrimas nos podemos aproximar ao grande mistério da Cruz – o Papa em Santa Marta

RealAudioMP3
 
(RV) O mistério da Cruz é um mistério grande para o Homem e só nos podemos aproximar d’Ele na oração e nas lágrimas – esta ideia principal do Papa Francisco esta manhã em Santa Marta (foto de arquivo) no dia em que a Igreja celebra a Festa da Exaltação da Santa Cruz.
No mistério da Cruz, afirmou o Papa na sua homilia, encontramos a história do Homem e a história de Deus, sintetizadas pelos Pais da Igreja na comparação entre a árvore da consciência do bem e do mal no Paraíso e a árvore da Cruz:

“Aquela árvore tinha feito tanto mal e esta leva-nos à salvação, à saúde. Perdoa aquele mal. Este é o percurso da história do Homem: um caminho para encontrar Jesus Cristo Redentor, que dá a sua vida por amor. Deus, efectivamente, não mandou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio d’Ele. Esta árvore de Cruz salva-nos, a todos, das consequências daquela outra árvore, onde começou a auto-suficiência, o orgulho, a soberba de querer conhecer – nós – tudo, segundo a nossa mentalidade, segundo os nossos critérios, mesmo segundo a presunção de ser e de nos tornarmos nos unicos juízes do mundo. Esta é a história do Homem: de uma árvore para a outra.”


Na Cruz está também a história de Deus – prosseguiu o Papa Francisco – porque podemos dizer que Deus tem uma história. Efectivamente, Ele quis assumir a nossa história e caminhar connosco, fazendo-se Homem e assumindo a condição de servo. E as lágrimas do coração são a forma de nos aproximarmos ao mistério da Cruz. ..

“Deus faz este percurso por amor! Não há outra explicação: só o amor faz estas coisas. Hoje olhamos a Cruz, história do Homem e história de Deus. Olhamos esta Cruz, onde se pode saborear aquele mel de aloe, aquele mel amargo, aquela doçura amarga do sacrifício de Jesus. Mas este mistério é tão grande e nós sozinhos não podemos ver bem este mistério, não tanto para perceber – sim perceber – mas sentir profundamente a salvação deste mistério. Antes de mais o mistério da Cruz. Só se pode perceber um pouquinho de joelhos, na oração mas também com as lágrimas aquelas que se aproximam deste mistério.” (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário