01 junho, 2013

Maria, mulher da escuta, da decisão e da acção - o Papa Francisco na celebração mariana de ontem à noite na Praça de São Pedro

 
O Papa Francisco presidiu, ontem à noite, na Praça São Pedro, diante da Basílica Vaticana, à solene celebração Mariana, por ocasião da conclusão do mês de maio, dedicado a Maria. O Cardeal Ângelo Comastri, Vigário Geral de Sua Santidade para a Cidade do Vaticano e Arcipreste da Basílica de São Pedro, rezou a oração do Terço com os numerosos fiéis presentes. Durante a oração mariana, a imagem de Nossa Senhora foi levada em procissão pela Praça São Pedro.
No final da celebração o Papa Francisco fez uma meditação, percorrendo alguns acontecimentos do caminho de Jesus. Neste caminho, disse, fomos acompanhados por Maria, nossa Mãe, que nos conduz a seu Filho Jesus. Ontem celebrava a Igreja a Festa da Visitação da Virgem Maria à sua prima Isabel e o Santo Padre falou sobre este mistério, que nos mostra o modo como Maria enfrenta o seu caminho, com grande realismo e humanidade. E destacou:

“Três palavras sintetizam o comportamento de Maria: escuta, decisão, ação; palavras que indicam um caminho também para nós, diante do que o Senhor nos pede na vida”.

Ao explicar o primeiro aspecto do comportamento de Maria, “a escuta” o Papa disse que Maria soube ouvir a Deus. Não se trata de um simples “ouvir” superficial, mas de atenção, acolhimento e disponibilidade para com Deus. Ela lê os acontecimentos da sua vida, vai a fundo, e colhe o seu significado. E acrescentou:
“Isto vale para nossa vida: escuto a Deus, que nos fala, e escuto também a realidade diária, atenção às pessoas, aos fatos, porque o Senhor está à porta da nossa vida e bate de muitos modos, colocando sinais no nosso caminho. Cabe a nós percebê-los. Maria é a Mãe da escuta”.

A seguir, o Santo Padre explicou o segundo aspecto do comportamento de Maria: “a decisão”. Ela não vive da “pressa”, com ânsia, mas detém-se na reflexão: ela vai mais além: “decide”. Maria não se deixa arrastar pelos acontecimentos, não hesita em decidir. Nas bodas de Canã, por exemplo, podemos notar o seu realismo e humanidade perante os problemas. Por isso, dirige-se ao seu Filho para Ele intervir. E o Papa ponderou:

“Na vida é difícil tomar decisões. Muitas vezes, procuramos adiá-las e deixar que os outros decidam por nós; muitas vezes, preferimos deixar-nos arrastar pelos acontecimentos. Mas, Maria coloca-se à escuta de Deus, reflete e procura compreender a realidade e decide confiar totalmente n’Ele."

Por fim, Papa Francisco deteve-se no terceiro aspecto do comportamento de Maria: “a ação”. Ela põe-se em viagem e vai depressa visitar a sua prima Santa Isabel. Apesar das dificuldades e das críticas, ela não se detém diante de nada e “parte depressa." Quando Maria descobre o que Deus queria realmente dela, ou seja, o que ela devia fazer, ela parte “imediatamente”:

“…neste sair de sua casa e de si mesma, por amor, leva no seu seio o que há mais de precioso: Jesus; leva o seu Filho.”

O Papa concluiu a sua meditação, convidando os fiéis presentes a seguirem o exemplo de Maria, levando, como ela, o que temos de mais precioso: Jesus e o seu Evangelho, mediante a palavra e o testemunho concreto da nossa ação. Enfim, partindo dos três aspectos do comportamento de Maria “escuta, decisão, ação” pronunciou uma oração dedicada a Nossa Senhora. No final da celebração mariana no encerramento do mês de maio, mês dedicado a Maria, o Papa Francisco despediu-se dos fiéis e a todos concedeu a sua Bênção Apostólica.


Rádio Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário