12 maio, 2013

Papa pede respeito pela vida “desde o momento da concepção”

Regina Coeli
 

Praça de S. Pedro, 12 maio de 2013
 

Ao terminar a Missa na manhã deste domingo, dia 12, na qual proclamou novos santos para a Igreja, o Papa Francisco presidiu à oração mariana do Regina Coeli. O Santo Padre dirigiu felicitações à Itália, México e Colômbia, países de proveniência dos novos Santos, e lançou, de modo particular, um apelo na defesa da vida desde a concepção.

Aos fiéis italianos, o Santo Padre rogou para que os mártires de Otranto os ajudem “a olhar para o futuro com esperança, confiando na proximidade de Deus que jamais abandona, inclusive nos momentos difíceis”.

Em seguida, rezou pela Igreja na Colômbia, para que com a intercessão de Madre Laura Montoya o Senhor conceda um “novo impulso missionário e evangelizador” à Igreja no país, e para que “inspirados no exemplo de concórdia e reconciliação desta nova Santa, os amados filhos da Colômbia continuem a trabalhar pela paz e o justo desenvolvimento de sua pátria”.

Com uma prece especial, o Santo Padre colocou todos os pobres e doentes nas mãos de “Santa Guadalupe García Zavala” e recomendou “à sua intercessão a nobre nação mexicana, a fim de que superada toda violência e insegurança, avance sempre mais no caminho da solidariedade e da convivência fraterna”.

Francisco recordou também que, neste sábado, 11, em Roma, foi proclamado Beato o sacerdote Luigi Novarese, fundador do “Centro Voluntários do Sofrimento” e dos “Silenciosos Operários da Cruz”:

“Uno-me ao rendimento de graças por este sacerdote exemplar, que soube renovar a pastoral dos enfermos tornando-os sujeitos ativos na Igreja.”

Caminhada pela vida

O Papa Francisco saudou também os participantes da “Caminhada pela vida”, realizada na manhã deste domingo em Roma, convidando-os a “manter viva a atenção de todos sobre o tema tão importante do respeito pela vida humana desde o momento da sua concepção”: 

“A esse propósito, quero recordar também o abaixo-assinado que se realiza neste domingo em muitas paróquias italianas, a fim de apoiar a iniciativa europeia ‘Um de nós’, para assegurar a proteção jurídica do embrião, tutelando todo ser humano desde o primeiro momento da sua existência. A ‘Jornada do Evangelium Vitae’ será um momento particular para aqueles que têm a peito a defesa da sacralidade da vida humana, que se realizará aqui no Vaticano, no contexto do Ano da Fé, nos dias 15 e 16 de junho próximo.” 

Desejando a todos um bom domingo e bom almoço, o Santo Padre concedeu a sua Bênção apostólica.
Texto adaptado, proveniente da "Canção Nova"

Sem comentários:

Enviar um comentário