17 abril, 2013

Onde há calúnia, está Satanás

Homilia do Papa Francisco na Domus Sanctae Marthae segunda-feira, 15 de abril



“Onde há calúnia está Satanás, justamente ele”, disse o Papa Francisco na missa matinal da segunda-feira, 15 de abril, realizada na capela da Domus Sanctae Marthae.
A realidade do pecado atinge a todos nós, e todos somos pecadores, mas – destacou o Papa – a calúnia é algo muito pior, porque “quer destruir a obra de Deus; a calúnia nasce de uma coisa muito má: nasce do ódio. E quem faz o ódio é Satanás”. A calúnia, então, não é só um pecado, ela “usa a mentira para ir avante”.
Refletindo sobre o martírio de Estevão, na primeira leitura da liturgia do dia, o Papa Francisco notou que ele não respondeu à mentira com a mentira, porque “não quis escolher esse caminho para se salvar. Ele olha para o Senhor e obedece à sua lei”. E hoje, disse o Papa, a Igreja tem muitos mártires que são “caluniados, perseguidos, mortos por ódio a Jesus, por ódio à fé: uns são mortos porque ensinam o catecismo, outros porque trazem uma cruz...”.
Portanto, que nesse tempo de grande perseguição e de “tantas tempestades espirituais”, trazendo à memória uma imagem de Maria num ícone russo que cobre com o seu manto o povo de Deus, disse o Papa: “Ela é a mãe que cuida da Igreja. E neste tempo de mártires, ela é a protagonista da proteção, é a mamã (...) Digamos com fé: “Sob a vossa proteção, Mãe, está a Igreja. Cuida da Igreja”.
(17 de Abril de 2013) © Innovative Media Inc.
Zenit.org

Sem comentários:

Enviar um comentário