08 março, 2013

Conclave deve iniciar na próxima semana, afirma padre Lombardi



Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 8, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi disse acreditar que entre os dias 11 e 13 de março dê-se o inicio do conclave que elegerá o sucessor de Bento XVI.

Nas congregações gerais deste dia, o colégio cardinalício estava com 153 cardeais, que incluem todos os 115 eleitores presentes, inclusive o último a chegar, o cardeal do Vietnam.

No encontro desta manhã, 18 cardeais realizaram intervenções nas discursões dos trabalhos sobre diálogo inter-religioso, de temas sobre a cultura de hoje, a justiça no mundo, e da importância de um anúncio positivo do cristianismo.

O colégio também aceitou oficialmente a não participação dois cardeais, o indonésio Julius Darmaatjadja e o escocês Keith O'Brien. O primeiro por motivo de doente, e o segundo, alegou motivos pessoais que o levaram a renunciar a seu papel na Igreja

Também presente na coletiva, o cardeal decano Ângelo Sodano, lembrou que o Papa Bento XVI em sua modificação na constituição, permitiu que a data de início do conclave seja antecipada quando todos os eleitores estiverem presentes. Agora que todos estão em Roma, isso poderá ser feito.

No fim de semana, os cardeais participarão apenas na tarde de sábado de mais uma reunião da congregação geral e no domingo deverão participar de celebrações em suas igrejas titulares em Roma. (Jefferson Souza).
Portal Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário