28 março, 2013

"Ajudar-nos mutuamente, é isso que Jesus nos ensina" - Papa Francisco no Instituto Penal para Menores




O Papa Francisco presidiu na tarde de Quinta-feira Santa à Missa da Ceia do Senhor no Instituto Penal para Menores de Casal del Marmo, em Roma.
Na sua homilia o Santo Padre disse:
"Isto é comovente. Jesus que lava os pés dos seus discípulos. Pedro não entendia nada, rejeitava isto. Mas Jesus explicou-lhe. Jesus – Deus – fez isto! E ele mesmo explica aos discípulos: Entenderam aquilo que eu vos fiz ? Vocês me chamam de Mestre e Senhor, e o dizem bem, porque o sou. Se então eu, o Senhor e Mestre, lavei-vos os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-lhes o exemplo, para que o façais vós também como eu."
O Papa Francisco frisou que este é o exemplo do Senhor:
"Ele é o mais importante e mesmo assim lava os pés, para que também entre nós, aquele que está numa posição mais elevada, esteja a serviço dos outros. Este é um símbolo, é um sinal, não é? Lavar os pés quer dizer "eu estou ao seu serviço". E também nós, entre nós, não é que devemos lavar os pés todos os dias uns dos outros, mas, o que significa isto? Que nos devemos ajudar um aos outros. Às vezes fico irritado com alguém, mas...., deixa pra lá. E, se depois ele te pede um favor, fá-lo."
E o Santo Padre afirmou ainda a sua posição concretizando em si próprio o gesto do lava pés:
"Ajudar-nos mutuamente: é isso que Jesus nos ensina e isso é aquilo que eu faço, e o faço de coração, porque é meu dever. Como Sacerdote e como Bispo devo estar ao seu serviço, mas é um dever que me vem do coração: amar o outro. Amo isso e amo fazê-lo porque o Senhor assim me ensinou. Mas também vocês: ajudem-se, ajudem-se sempre. Um ao outro. E assim, nos ajudando mutuamente, faremos o bem"
O Papa concluiu a homilia dizendo:
"Eu, verdadeiramente estou disposto, estou disposta a servir, a ajudar o outro?'. Pensemos somente isto. E pensemos que este gesto é um carinho que Jesus nos faz, porque Jesus veio justamente para isto: para servir, para nos ajudar".
No final da cerimónia um dos jovens dirigiu-se ao Santo Padre agradecendo a sua visita e perguntou-lhe: “Eu quero saber uma coisa: por que é que veio hoje aqui em Casal del Marmo? Só quero saber isto e basta!" O Papa Francisco respondeu ao jovem:
"Foi um sentimento que veio do coração, eu senti isto. Onde estão aqueles que talvez me ajudarão mais a ser humilde, a ser servidor como deve ser um bispo. E eu pensei: “Onde estão aqueles que gostariam de uma visita?” E disseram-me: “Casal Del Marmo, talvez”. E quando me disseram isto, decidi vir aqui. Mas isto veio do coração, somente do coração. As coisas do coração não têm explicação, elas vêm sozinhas. Obrigado!
E assim se despediu dos jovens reclusos. Muitas foram as mensagens que terão ficado na memória destes menores privados da liberdade. Os gestos e as palavras. Recordemos aqui a mensagem intensa feita pelo Papa Francisco no momento do acolhimento. Palavras que aqui recordamos:
"Obrigado a vós rapazes e raparigas pelo acolhimento de hoje, estou feliz por estar convosco. Sempre em frente e não deixeis que vos roubem a esperança."

Rádio Vaticano

___________________



Sem comentários:

Enviar um comentário