31 dezembro, 2012

Que cada criança seja acolhida como dom de Deus


Durante o ângelus na festa da Sagrada Família de Nazaré, Bento XVI exorta os pais a não serem nem "amigos", nem patrões dos seus filhos, mas seus "guardiões"

(Vídeo)

CIDADE DO VATICANO, Domingo, 30 de dezembro de 2012 (Zenit.org).


Às 12hs de hoje, festa da Sagrada Família de Nazaré, o santo padre Bento XVI apareceu na janela do seu escritório no Palácio Apostólico Vaticano para rezar o ângelus com os fiéis e os peregrinos reunidos na Praça de São Pedro. Durante as saudações nas várias línguas, o Papa depois enviou, em vídeo-conferência, uma mensagem especial para milhares de pessoas reunidas na Praça de Colón em Madri para a sexta edição da “Missa das Famílias” organizada pela arquidiocese espanhola.

Publicamos a seguir as palavras do Pontífice.

***

Queridos irmãos e irmãs!

Hoje é a festa da Sagrada Família de Nazaré. Na liturgia a passagem do Evangelho de Lucas nos apresenta a Virgem Maria e São José que, fiéis à tradição, sobem à Jerusalém para a Páscoa com Jesus adolescente.

A primeira vez que Jesus entrou no templo do Senhor foi quarenta dias após seu nascimento, quando seus pais ofereceram por ele, "um par de rolas ou dois pombinhos" (Lc 2, 24), que era o sacrifício os pobres. "Lucas, que tem todo o Evangelho cheio de uma teologia dos pobres e da pobreza, dá a entender... que a família de Jesus estava entre os pobres de Israel; nos dá a entender que justo entre eles podia amadurecer o cumprimento da promessa" ( A infância de Jesus, 96).

Jesus, hoje, está de novo no Templo, mas desta vez tem um papel diferente, que o envolve em primeira pessoa. Ele cumpre, com Maria e José, a peregrinação a Jerusalém de acordo com o que a lei prescreve (cf. Ex 23,17; 34,23 ss), embora ele ainda não tivesse cumprido treze anos de idade: um sinal da profunda religiosidade da Sagrada Família.

Mas quando seus pais voltam para Nazaré, acontece algo inesperado: Ele, sem dizer nada, permanece na Cidade. Por três dias Maria e José o buscam e o reencontram no Templo, conversando com os mestres da Lei (cf. Lc 2, 46-47); e quando pedem-lhe explicações, Jesus diz que não devem se maravilhar, porque aquele é o seu lugar, aquela é a sua casa, junto do Pai, que é Deus (cf. A infância de Jesus, 143). "Ele - escreve Orígenes - professa ser no templo de seu Pai, aquele Pai que revelou a nós e do qual disse ser Filho" (Homilias sobre o Evangelho de Lucas, 18, 5).

A preocupação de Maria e José por Jesus é a mesma de cada pai que educa um filho, o introduz na vida e na compreensão da realidade. Hoje, portanto, é importante uma especial oração ao Senhor por todas as famílias do mundo.

Imitando a Sagrada Família de Nazaré, os pais se preocupem seriamente pelo crescimento e pela educação dos próprios filhos, para que amadureçam como homens responsáveis e honestos cidadãos, sem se esquecer nunca que a fé é um dom precioso que deve ser alimentado nos próprios filhos também com o exemplo pessoal.

Ao mesmo tempo rezamos para que toda criança seja acolhida como dom de Deus, seja sustentada pelo amor do pai e da mãe, para poder crescer como o Senhor Jesus “em sabedoria, idade e graça diante de Deus e dos homens” (Lc 2, 52). O amor, a fidelidade e a dedicação de Maria e José sejam exemplo para todos os esposos cristãos, que não são os amigos ou os patrões da vida dos seus filhos, mas os guardiões deste dom incomparável de Deus.

O silêncio de José, homem justo (cf. Mt 1, 19), e o exemplo de Maria, que guardava todas as coisas no seu coração (cf. Lc 2, 51), nos façam entrar no mistério cheio de fé e de humanidade da Sagrada Família.

Desejo a todas as famílias cristãs que vivam na presença de Deus com o mesmo amor e com a mesma alegria que a família de Jesus, Maria e José.

[Após a oração do Angelus, o Santo Padre saudou os peregrinos em vários idiomas. Em espanhol, dirigindo-se – em vídeo conferência – às milhares de pessoas reunidas em Madri para a Festa das Famílias, disse:]

Saúdo cordialmente os peregrinos de língua espanhola presentes neste ângelus. E também aos numerosos participantes na Eucaristia que é celebrada em Madri nesta Festa da Sagrada Família. Que Jesus, Maria e José sejam um exemplo da fé que faz brilhar o amor e que reforça a vida da família. Pela sua intercessão, pedimos que a família permaneça um dom precioso para cada um dos seus membros e uma sólida esperança para toda a humanidade.

E que a alegria de compartilhar a vida em Deus, que aprendemos desde criança da boca dos nossos pais, nos motive a fazer do mundo uma verdadeira casa, um lugar de harmonia, de solidariedade e respeito recíproco. Com este propósito, nos dirigimos a Maria, nossa Mãe celestial, para que acompanhe as famílias na vocação de ser uma forma amável de Igreja doméstica e célula originária da sociedade. Que Deus abençoe a todos vocês. Bom domingo.

(Trad.TS)

Sem comentários:

Enviar um comentário