18 fevereiro, 2011

Patriarcado de Lisboa inaugura novo site

Simplicidade. Facilidade. Qualidade. Actualidade. Assim se define a nova página da internet do Patriarcado de Lisboa (www.patriarcado-lisboa.pt), inaugurada esta semana. Um site que quer colocar a Igreja de Lisboa em diálogo com a sociedade.

 
“O novo site surgiu por uma dupla necessidade: o Patriarcado de Lisboa dar-se a conhecer a vários níveis, mas também a necessidade de as pessoas conhecerem um pouco mais a Igreja”. Pedro Duarte, licenciado em Informática, foi quem desenvolveu a nova plataforma da internet do Patriarcado de Lisboa. À VOZ DA VERDADE, este jovem salienta que o Patriarcado tinha um site na internet desde há 11 anos que, contudo, não evoluiu. “Foi um site que não sofreu qualquer evolução, daí a necessidade de criar algo completamente novo”, salienta Pedro Duarte.
Na opinião deste informático, o novo site do Patriarcado de Lisboa é “totalmente actual” e vai de encontro “às necessidades de quem o procura”. Da mesma forma, acrescenta, a página agora inaugurada vai “ao encontro da necessidade de o Patriarcado se mostrar e se dar a conhecer”.
Simplicidade e qualidade
A simplicidade de navegação é uma das apostas dos responsáveis pelo novo site. “O que é importante neste site é, que como em qualquer outro site, a pessoa consiga navegar na página de forma simples. Como é um site criado de raiz, houve a oportunidade de usar as mais recentes tecnologias e plataformas, para que seja um site de fácil utilização”, sublinha o informático responsável pelo projecto. “O objectivo é que os utilizadores encontrem facilmente a informação que querem”, acrescenta Pedro Duarte.
Na opinião deste jovem informático, o novo site do Patriarcado de Lisboa vem na linha de uma aposta de toda a Igreja portuguesa na área da internet. “O objectivo do Patriarcado era criar um site altamente profissional. É com agrado que vejo, especialmente no último ano, muitos movimentos da Igreja, mas também várias dioceses a apostarem na qualidade dos sites”. Para Pedro Duarte, existe actualmente “uma saudável ‘concorrência’ entre os vários sites da nossa Igreja”.
Horários das Missas e informação
Com base no historial do site antigo, uma das páginas mais acedidas era a dos horários das Missas. No site agora inaugurado, a aposta pela pesquisa é grande, segundo revela o informático que desenvolveu o projecto. “A pesquisa dos horários das Missas em toda a diocese é agora uma realidade de fácil acesso. Com o novo site, o Patriarcado criou um sistema de pesquisa de Missas por vigararia, paróquias, dias da semana ou mesmo horário”.
Esta é uma das áreas onde o Patriarcado espera uma colaboração dos párocos, uma vez que são os próprios padres que actualizam os horários das Missas das suas paróquias.
O campo da pesquisa no site é outra novidade. “Mesmo ao nível dos documentos, houve uma forte aposta na pesquisa para que as pessoas consigam aceder ao que lhes interessa de uma forma rápida”, garante Pedro Duarte.
O novo site do Patriarcado de Lisboa, que foi desenvolvido pelo Departamento da Comunicação, reforçou a aposta nas notícias e no multimédia, nomeadamente ao nível do vídeo. Para o jovem informático, esta é uma aposta arriscada. “Arriscámos um pouco, porque esta pode não ser um aposta do futuro da internet. No entanto, foi feito um grande trabalho ao nível do vídeo e da imagem. Tentámos colocar o vídeo como algo de fácil utilização”, garante. Para Pedro Duarte, a aposta no vídeo por parte da Igreja de Lisboa é fundamental. “Mais facilmente alguém houve uma notícia através de um vídeo, do que a lê através do texto”.
Uma Igreja em diálogo na internet
Na mensagem de boas-vindas à página, o Cardeal-Patriarca de Lisboa deseja que o novo site seja uma janela para colocar a Igreja em diálogo com o mundo e com a sociedade. Para o informático responsável pelo projecto, o novo site vai permitir uma maior interacção com as pessoas. “Uma das perspectivas, é a possibilidade que o site oferece de as pessoas dialogarem com o Patriarcado, colocando as suas questões e dúvidas, que depois serão respondidas”. É desejo do Departamento da Comunicação que uma vez por mês o Cardeal-Patriarca de Lisboa responda a uma das questões propostas, sendo a resposta publicada no site.
Na Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, Bento XVI pede que os cristãos estejam mais presentes na internet e nas redes sociais. Com este novo site, a Igreja de Lisboa responde afirmativamente ao desafio do Papa, na opinião de Pedro Duarte: “Bento XVI pede uma presença responsável mas também muito natural na internet. Nos dias de hoje, é quase uma obrigação estar na rede”.

Patriarcado de Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário