20 fevereiro, 2011

O louvor pode afugentar satanás


Há muitas ocasiões em que é mais importante louvar a Deus do que continuar a pedir. O louvor faz com que os seus olhos se desviem da batalha para a vitória, pois Cristo já é Vencedor, e o Vencedor já está no seu coração a fim de que possa obter a Sua vitória na sua vida e na sua oração. Normalmente, toda a oração deve começar com louvor (Sl 100, 4). O Espírito Santo frequentemente quer guiá-lo, levando-o do fardo da intercessão para o louvor vitorioso. Levar o fardo é bíblico, mas o louvor o é ainda mais.

Já pensou que as respostas de Deus às suas orações são “às vezes demoradas porque não O louva suficientemente?” Já pensou que diversos problemas permanecem às vezes, porque deixou de louvar o Senhor? Sabia que pode geralmente afugentar satanás mais depressa pelo louvor do que por qualquer outra maneira, a não ser que seja pela ordem da fé? Ou que a ordem de fé esteja frequentemente ligada a uma bagagem de louvor? Sabia que é possível remover a depressão através do sacrifício da oração perseverante? O louvor penetra a escuridão, remove obstáculos antigos, e afasta o demónio.

Lettie B. Cowman, autora do livro Mananciais no Deserto e co-fundadora com o marido da OMS Internacional, ressaltou que os cristãos repetem sempre a declaração familiar, “a oração muda as coisas”. Deus ensinou-lhe a profunda verdade espiritual de que depois de uma oração, é no geral o louvor que muda as coisas. As orações repetidas durante longo tempo e sem uma aparente resposta de Deus rapidamente são respondidas quando o intercessor passa da súplica para o louvor. Cowman enfatizou que duas asas são necessárias para a alma chegar a Deus: oração e o louvor. Porque será que damos mais ênfase “à oração do que ao louvor, quando as escrituras fazem mais exortações para louvar do que para orar?”.

Existem três níveis de louvor que podem abençoar a sua vida e acrescentar eficácia à sua oração: (1) louvar pelo que Deus fez, (2) louvor pelo que espera que Deus faça, e (3) louvor por quem Deus é. Tal louvor não representa apenas adoração valiosa mas guerra espiritual poderosa.

Como usa Deus o seu Louvor

O louvor renova as suas forças. Esperar em Deus renova-lhe espiritualmente e também fisicamente (Isaías 40,29-31). Louvar a Deus é ainda mais eficaz do que a oração para refrescar, reanimar, e capacitar-lhe. Todo o cristão experimenta às vezes uma sensação de secura espiritual. Depois de uma batalha espiritual surge quase sempre um cansaço mental e emocional. Precisamos repetidamente de uma emanação do Espírito. O louvor traz uma mudança de disposição. O louvor abre um poço artesiano de fé e alegria. O louvor é um dos meios usados por Deus para a sua renovação interior (II Coríntios 4,16, Salmo 103,1-5). Quando no seu louvor é sincero com Deus, o louvor é santo, agradável a Deus e  poderoso.

Terá muito mais força espiritual se incluir o louvor no seu caminhar diário com o Senhor. Será mais forte fisicamente se fizer do louvor a Deus uma parte do seu estilo de vida. Quando louva o Senhor, as suas preocupações desaparecem. O louvor afugenta a frustração, a tensão e a depressão. O louvor espanta a escuridão e acende a luz de Deus. O louvor clareia a atmosfera dissipando as sugestões de dúvida, crítica e irritação provenientes de satanás. O louvor faz uma transfusão celestial em si.

A. B. Simpson chamava ao louvor, tónico físico e estimulante completo. O louvor mudará a atmosfera de sua vida, da sua casa e da igreja. Uma palavra de louvor, um coro ou hino de louvor, pode fazer com que o período de oração no seu lar volte à vida. Irá crescer diariamente em espiritualidade se planear e praticar constantemente o louvor.

O louvor clareia a sua visão. Satanás tentará introduzir a perspectiva diferente na sua mente antes que tome consciência disto. ele compraz-se em pintar as coisas negras. Ele aumenta os montes, transformando-os em montanhas, escurece o seu céu, e faz com que as dificuldades pareçam impossibilidades. Ele quer que faça uma avaliação pessoal errada. ele acusa-o de não ser importante para Deus, fraco demais para ser usado por Deus, e ser um fracasso. Ele faz com que as forças do mal pareçam maiores, mais sábias e mais fortes do que realmente o são.

Comece por louvar a Deus e poderá anular as sugestões de satanás. Louve a Deus e o Espírito Santo irá clarear a sua visão, perante as perspectivas de satanás que são sempre enganosas. Ele quer que vejamos apenas, parte do quadro. Louve o Senhor e o Espírito Santo começará a dar-lhe a perspectiva do céu. O louvor reduz o diabo ao seu tamanho apropriado e ajuda a si,  a reconhecer a falsidade e o vazio de seu embuste.

O louvor dá-lhe a visão do Espírito Santo, de como Deus vem operando e como a resposta de Deus está próxima. O louvor levanta-o da poeira da batalha e permite que olhe para ela na perspectiva de Jesus, enquanto Ele está sentado “a destra do Pai”. O louvor mostra a mentira das afirmações de satanás e faz com que veja o que os anjos de Deus vêem.

O louvor purifica a sua alma. Você ficaria surpreso ao saber como a oração é prejudicada pela vida egoísta dos cristãos. A carnalidade impede que milhares de orações subam mais alto que o tecto. “Se a maldade estivesse no meu coração, o Senhor não me teria escutado” (Salmo 66,18). Os pensamentos pecaminosos, atitudes carnais e egocentrismo destroem o poder da oração. Eles fecham o ouvido de Deus às nossas palavras de desejos.

A Escritura fala muitas vezes de pessoas a orar, e Deus a não as ouvir. Segundo Tiago, a nossa relação com Deus deve ser verdadeira e o nosso motivo puro para que Deus possa ouvir-nos (4,3). O orgulho anula muitas orações (4,6). Uma atitude de crítica, falta de perdão e amargura oculta no íntimo, bloqueiam a oração.

Se quizer que as suas orações sejam respondidas, permita que o Espírito Santo o purifique (4,6-10).

Você pode ser preservado na pureza, pelo espírito de louvor. Quando satanás vier com as suas sugestões, purifique os seus pensamentos através da oração. O louvor desvia os seus olhos da sua própria pessoa para Jesus. O louvor faz desaparecer o negativismo, a auto-piedade, o egocentrismo e o começo da auto-idolatria. O louvor  o purifica tanto, que Deus aceita-o quando se aproxima do trono da graça.

O louvor dá poder à sua oração. O salmo 50,14-15 sugere que na sua hora de dificuldade, um sacrifício de acções de graças é o prelúdio apropriado para a sua oração de intercessão. Por outras palavras, o louvor torna a sua petição mais eficaz. Deus já fez tanto por nós, coisas que no geral agradecemos inadequadamente e que o louvor em adoração aquece o coração d'Ele e prepara o caminho para resposta rápida.

O louvor multiplica a fé. Quando começar a louvar o Senhor, o foco de sua atenção desvia-se da complexidade do problema para a suficiência dos recursos de Deus, da urgência da sua necessidade para o poder do Senhor em satisfazer essa necessidade. Ao louvá-Lo, irá recordar-se de como Ele o ajudou noutras ocasiões e a sua fé eleva-se, cheia de esperança. Assim, passa a apropriar-se da disponibilidade e vontade de Deus em ajudá-lo agora. Quanto mais louva tanto menor parece a montanha que está a enfrentar à luz da grandeza de Deus.

O louvor eleva os seus olhos para Jesus e quase inconscientemente lança o seu fardo sobre o Senhor (Salmo 55,12). O louvor serve para que compreenda como satanás e os seus ajudantes, são comparativamente insignificantes, como eles já foram completamente derrotados e se tornaram medrosos por causa do Calvário. O louvor dá-lhe coragem para se levantar em nome de Jesus e repreendê-los. O louvor não é só um meio para multiplicar a sua fé, mas também uma evidência dessa fé.

O louvor une-o em espírito com os anjos. As batalhas espirituais são ganhas no mundo invisível pela oração e pela assistência activa dos anjos de Deus que foram designados para ajudá-lo (Hebreus 1,14).

Os anjos alegram-se muito ao louvar e adorar Jesus. Quando inicia um louvar a Deus, os anjos parecem reunirem-se à sua volta, unidos a si, no seu louvor e alegria. Não os vê, mas eles estão ali. O céu parece muito próximo quando louva; Deus e os seus anjos ouvem e agradam-se.

O louvor afugenta satanás. Satanás  teme a presença e a autoridade de Jesus. ele sabe que Jesus pode enviá-los em qualquer momento para o lago do fogo, que será a sua condenação final. O medo deste castigo e a presença santa de Jesus tortura-os (Mateus 8,29).

Louvar Jesus faz com que os exércitos demoníacos fujam. Espere que satanás fuja de si (Tiago 4,7). Alguém disse certa vez: “Vamos cantar um hino e aborrecer o diabo”. Quando a batalha contra satanás parecer infindável e quase desesperada, comece a louvar a Deus e os exércitos de satanás fugirão.

Louvamos a Deus algumas vezes e ocasionalmente durante a oração. Vamos louvá-lo cada vez mais. Usamos a oração para adorar o Senhor; comecemos a usá-la para derrotar o diabo. Além dos outros resultados esplendidos, vale a pena louvar o Senhor só por causa das benção que vai sentir no seu coração. O louvor é porém, a artilharia pesada do cristão; o louvor é mais eficaz na guerra espiritual do que a bomba atómica na guerra militar. O louvor é a estratégia para a vitória.

Como Louvar a Deus

Pode louvar a Deus na solidão de sua alma, sem que ninguém mais saiba. Comece o seu dia no escritório com louvor silencioso. Entre numa casa, ao fazer uma visita, louvando Jesus no seu coração. Se outros estiverem a aconselhar alguém na sua presença, poderá repetir em silêncio o nome de Jesus em louvor e adoração. Ao sentar-se ao lado de alguém que sofre no hospital, pode louvar silenciosamente o Senhor até que a presença de Deus esteja próxima e talvez até seja sentida pelo paciente. Quantas vezes é adequado louvar Jesus desta forma!

Embora o louvor deva inundar o mais íntimo do seu ser (Salmo 103,1) possa ser cantado no seu coração (30,12), ele deve ser também expresso em público (35,18), na presença de outros (Salmo 34,3). O louvor deve ser declarado (9:14), cantado (33,1), anunciado com alegria (33,3; 71,23), expresso com música (92,1), e com os lábios e a boca. “Em todo o tempo bendirei o Senhor, o seu louvor estará sempre nos meus lábios” (34,2). “Por meio de Jesus, ofereçamos continuamente a Deus  um sacrifício de louvor, isto é, o fruto de lábios que confessam o Seu nome” (Hebreus 13,15).

O louvor pode transformar a sua vida diária. O louvor pode transformar a sua vida de oração. O louvor pode acelerar a vitória nas suas batalhas de oração. Não existe substituto para o louvor. O louvor dá honra a Deus, proporciona alegria aos anjos e amedronta qualquer espírito que possa estar por perto. O louvor clareia a atmosfera, lava o seu espírito, multiplica a sua fé e reveste-o com a presença e o poder de Deus. “Bendiz, ó minha alma, o Senhor, e todo o meu ser  louve o Seu nome santo” (Salmo 103,1).
 Documento em PDF, cuja origem é desconhecida
 Revisão dos textos bíblicos e adaptação ao português de Portugal - Luís Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário