23 julho, 2010

S. Bento

Bendizei ao Senhor!

Neste ano da graça de 2010, em que Portugal recebeu Bento XVI, é gratificante recordar que em 1 de Abril de 2005, o então Cardeal Ratzinger, em nome de João Paulo II, foi a Subtaco (onde S. Bento, inicialmente, se refugiou no silêncio da vida monástica) proferir uma conferência sobre "A Europa na crise das culturas". No dia seguinte morre João Paulo II. Passados alguns dias, o Cardeal Ratzinger é eleito Papa e escolhe o nome de Bento XVI.
Esta pequena referência ajudar-nos-á a viver mais cristãmente a festa de S. Bento, que a Igreja celebra todos os anos no dia 11 de Julho. O nome de Bento, etimologicamente, significa portador da bênção de Deus (Benedictus). S. Bento, abençoado por Deus, bendiz o Senhor. Sua regra monástica, propõe um modelo baseado no salmo 33 'Ora e trabalha' - a oração é trabalho e o trabalho deve tornar-se oração.
Reportemo-nos ao século VI. A Europa ocidental é invadida pelos bárbaros destruidores. Espalham o medo. Perseguem e destroem os valores humanos e cristãos. No meio dessa crise generalizada, Bento entrega-se a uma missão de valorização humana e espiritual, fazendo renascer, crescer e cimentar a civilização cristã na Europa Ocidental.
Pela Europa Ocidental florescem mosteiros beneditinos. "Os monges armados da Cruz, do Livro e do Arado são os construtores de uma nova Europa dos valores e do progresso da humanidade cristã. Inclusivamente, em Portugal proliferam mosteiros beneditinos com incidência  nas várias zonas geográficas que foram farol expoente da Europa Ocidental" (cf. 'Tibães', obra de G. C. Dias). Várias paróquias escolheram S. Bento como Padroeiro. Em Lisboa, temos Massamá.
Paulo VI, em 1964, proclama S. Bento padroeiro da Europa. Desta Europa que Bento XVI, em Portugal, chamou à reevangelização.
Porque não fazer um dia de stop ao barulho e viver o silêncio duma Abadia beneditina, entrar em oração contemplativa, saborear a paz, experimentar um pouco da sabedoria salmista e bendizer o Senhor?
João Silva
Editorial do Labat n.º 106 de Julho de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário