16 julho, 2010

A Assunção da Vigem Maria

Celebramos a 15 de Agosto a Solenidade da Assunção da Virgem Maria ao Céu em corpo e alma.

A Igreja, na pessoa do Papa Pio XII, olhando a sua história e a devoção do Povo de Deus à Assunção da Senhora, devoção que a levou em séculos anteriores a dedicar-Lhe Catedrais e Igrejas, que levou não só a piedade popular a rezar-Lhe e a venerá-La “elevada ao Céu”, como levou poetas a cantar seus louvores, pintores a exprimir essa graça da Assunção de modos tão belos e admiráveis, decidiu, levada pela fé vivida durante séculos, proclamar o dogma da Assunção.

O Papa Pio XII na Bula da proclamação do dogma escreveu assim:
“ Depois de termos dirigido a Deus repetidas súplicas, e de termos invocado a luz do Espírito da verdade, para glória de Deus omnipotente que à Virgem Maria concedeu a sua especial benevolência para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e triunfador do pecado e da morte, para aumento da glória da sua augusta Mãe, e para gozo e júbilo de toda a Igreja, com a autoridade de nosso senhor Jesus Cristo, dos Bem-aventurados Apóstolos S. Pedro e S. Paulo e com a Nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que:
A IMACULADA MÃE DE DEUS, A SEMPRE VIRGEM MARIA, TERMINADO O CURSO DA VIDA TERRESTRE, FOI ASSUNTA EM CORPO E ALMA À GLÓRIA CELESTIAL.

Pelo que, se alguém, - o que Deus não permita, - ousar, voluntariamente, negar ou pôr em dúvida esta nossa definição, saiba que naufraga na fé divina e católica.

A ninguém pois seja lícito infringir esta nossa declaração, proclamação e definição, ou temerariamente opor-se-lhe e contrariá-la. Se alguém presumir intentá-lo saiba que incorre na indignação de Deus Omnipotente e dos Bem-aventurados Apóstolos S. Pedro e S. Paulo”

Com a Assunção, corolário da sua Conceição Imaculada, pois a Senhora concebida sem pecado não podia conhecer a corrupção própria do pecado, a Igreja venera que Maria, terminado o curso da sua vida terrestre, foi assunta em Corpo e alma à glória celestial.

O Papa, porque bispos e teólogos consultados, não estavam de acordo sobre se a Senhora morreu e, depois foi elevada, ou se foi elevada antes de morrer, não quis falar da morte. Diz simplesmente: “terminado o curso da sua vida terrestre”.

Por outro lado a entrada triunfal na glória do Céu, recebida no seio da Trindade, acolhida por seu Filho Glorioso e Ressuscitado, aclamada por anhos e santos, a Assunção prepara a sua Coroação como Rainha e Senhora do Céu e da Terra, dos Anjos e dos Santos. A Mãe do Rei dos reis, o Senhor Jesus, é Rainha. Porque serva humilde, porque pobre e simples, porque passou a vida a amar e a servir, agora reina.

Com a Assunção da Senhora, corolário maravilhoso da Ascensão do Filho, o Senhor Jesus, é a nossa Humanidade que já está glorificada. Um dia, seremos mergulhados em Deus uno e trino, na mansão do amor, na bem-aventurança que nunca mais terá fim.

E a Mãe já elevada ao Céu e glorificada é nossa força, nosso amparo, nossa ajuda, nossa companheira. Ela, triunfante na glória, não nos esquece e intercede continuamente por nós.

Depois da sua Assunção a Senhora é a Virgem em contínua oração, intercedendo pela Humanidade e pela Igreja, por cada homem e cada mulher, por cada um dos seus filhos e suas filhas. Levou-nos a todos em seu Coração Imaculado. E esse Coração será sempre triunfante do mal e do pecado. A Senhora foi a vencedora do dragão, do demónio, da antiga serpente. Agora vitoriosa, intercede por nós sem cessar. Temos que confiar n’Ela, no seu Amor, no seu Coração de Mãe.

Com a Assunção da Senhora também podemos contemplar a grandeza da mulher, a sua dignidade, a sua função no mundo como esposa e mãe, como mulher que tem uma riqueza interior maravilhosa, um coração sempre pronto a amar, a servir a dedicar-se.

Maria, a Senhora elevada ao Céu, é modelo de todas as mulheres, é bendita entre todas. N’Ela cada mulher encontra o caminho da sua caminhada de perfeição, da sua realização como transmissora de vida e de amor, como encanto e beleza do feminino, sempre com vocação de amor belo e puro.

Em Maria é o valor do feminino, a beleza do coração de mãe, a grandeza da afectividade que encontra toda a graça e toda a beleza.

Olhando Maria, todas as mulheres da terra encontram o caminho da sua alegre e fecunda vida, em maternidade ou sem ela. Em Maria todas se podem rever e encontrar o caminho de dignidade da mulher e da grandeza da sua vocação e missão.

Celebrar a Assunção da Senhora deve levar-nos a cantar hinos de glória ao amor divino que não só a quis concebida sem pecado, mas a quis elevada ao Céu e em triunfo de graça e de santidade.
E devemos cantar sem cessar os louvores da Virgem Maria, pois a sua Assunção, a faz viver para sempre em Deus, na festa que nunca mais terá fim, na bem-aventurança da glória e do triunfo.
Ela merece todo o louvor, toda a honra e toda a glória. Saibamos exultar de alegria e de júbilo, cantemos os louvores da Mãe de Deus e da nossa Mãe.

Os anjos e os santos Lhe cantam hinos de amor e glória. Unamo-nos a eles, e prestemos a Maria, com amor e em júbilo, a nossa humilde, mas sincera glorificação.

Dário Pedroso,SJ
Publicado no Labat n.º 106 de Julho de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário