22 fevereiro, 2010

Um caminhar com Jesus



Cada ano a Igreja incita-nos à vivência na fé do tempo litúrgico quaresmal. Convida-nos a fazer uma revisão sincera da nossa vida, à luz dos ensinamentos evangélicos, para que vivamos como povo de Deus.
Somos chamados a viver a Quaresma como um caminho para Jesus, através da Palavra. Que sua leitura e reza seja um diálogo pessoal com a Pessoa divina, Verbo Incarnado. Mergulhemos no silêncio. Contemplemos a Palavra divina. Adoremos Jesus que nos fala na Palavra. Ele é a resposta e esperança, pois Jesus é caminho, verdade e vida.
Somos chamados a fazer da Quaresma um caminho com Jesus, na Oração. Conduzidos pelo Espírito, proclamemos sua glória.
Somos chamados a fazer na Quaresma um caminho com Jesus na prática de Boas Obras.  Acolhamos os dons e carismas do Doador divino, com docilidade e discernimento, para que produzam e nos conduzam aos frutos do Espírito Santo, as levamos aos outros - Gl 5, 22-23.
Façamos da Quaresma um caminho com Jesus na Justiça de de Deus, manifestada mediante a fé em Jesus Cristo - Rm 3, 21-22. Bento XVI, em Mensagem da Quaresma de 2010, exorta-nos: "A justiça de Cristo é antes de mais a justiça que vem da graça, onde não é o homem que repara, que cura a si mesmo e aos outros. (...) É o gesto do amor de Deus que se estende até ao extremo, para fazer em si 'a maldição' que toca ao homem, para lhe transmitir em troca 'a bênção' que toca a Deus - Rm 13, 8-10.
(...) Converter-se a Cristo, acreditar no Evangelho, no fundo significa precisamente isto: sair da ilusão da auto-suficiência para descobrir e aceitar a própria indigência - indigência dos outros e de Deus, exigência do Seu perdão e da Sua amizade".
Que este período penitencial seja um tempo de preparação para o Tríduo Pascal.

João Silva 
Editorial do Labat n.º 101, de Fevereiro de 2010)

Sem comentários:

Enviar um comentário