21 novembro, 2009

O poder da Palavra de Deus transforma corações e sua história


Pelo Arcebispo Charles Chaput
(Síntese da 1.ª parte do ensinamento da Conferência Nacional Católica da Bíblia, em Junho de 2009, em Denver, Colorado, E.U.A.)

No livro "Uma nova canção para o Senhor", do Papa Bento XVI (então cardial Ratzinguer), partilhou a seguinte reflexão: "o facto das palavras de Deus serem aquilo que Deus disse ou está a dizer-nos , estarem acessíveis no mundo é verdadeiramente a notícia mais excitante de todas que eu posso imaginar. Mas muito poucos pensam na palavra de Deus como suficientemente excitante ou merecedora de notícia para ser procurada todos os dias. E por essa razão muitos de nós perdem a mais importante notícia de acontecimento da vida.
A experiência de Deus, o Criador do universo, a falar-nos através da sua Palavra. A Palavra de Deus é tão necessária para a renovação, na nossa vida pessoal e na cultura à nossa volta. Ao longo dos séculos, quando o povo de Deus se desviava d'Ele, a renovação era necessária. De tempos a tempos, na história do povo escolhido e da Igreja de Deus, a renovação veio como sobre a recuperação da Palavra de Deus. A Palavra de Deus tem o poder para transformar corações e também a história. E ao recordarmos esses períodos de renovação na história da salvação podemos aprender importantes lições para os nossos próprios dias.

A renovação do povo de Deus pela recuperação da Palavra de Deus

No Antigo Testamento o mais importante exemplo dramático da renovação da Palavra de Deus é a história de Josias, que podemos encontrar no final do 2.º livro dos Reis ou 2.º de Crónicas. A história de Josias é a história da renovação do povo de Deus através da recuperação da Palavra de Deus, num tempo no qual os líderes e a maioria do povo de Deus tinha assimilado os piores elementos da cultura pagã que os rodeava.

Para renovar a Igreja e o mundo temos que começar por nós próprios

Josias tinha tudo contra si, uma cultura que tinha bebido, por quase duas gerações, o pior da cultura pagã, uma família que estava longe do Senhor, uma imensa responsabilidade e um poder limitadíssimo, entregue a ele numa idade tão jovem.
As coisas tinham-se tornado tão perversas que Israel tinha perdido completamente a Palavra de Deus,
esta cópia foi encontrada num templo praticamente abandonado. Restaurou o templo e a sua oração e pela sua liderança a separação entre Deus e o seu povo foi curada.
A renovação acontece porque Jesus recuperou a Palavra de Deus e tornou-a viável para todos, como dizem as escrituras ele leu as escrituras a todo o povo, adultos e crianças" (2Rs 23, 2).
Precisamos de nos recordar da lição do testemunho de Josias, isto é, precisamos de escutar a Palavra de Deus, não apenas um dia na semana, mas todos os dias, até que ensope profundamente a nossa alma. Isto foi o que Josias fez, e qualquer renovamento pessoal ou eclesial requer que cada um de nós recupere a prática diária de rezar e escutar a Palavra de Deus.
Outra lição chave a reter de Josias é a necessidade de esperança no meio da escuridão. A cultura dos dias de Josias tinha-se capitulado às piores formas de paganismo. A sua perseguição pessoal de santidade voou para o rosto da fraqueza da sua própria família.
O próprio templo de Jerusalém tinha sido convertido num santuário pagão e toda a sua profanidade durou mais do que uma geração. O deus de Israel foi tão completamente abandonado que o livro do Torah se perdeu. Por outras palavras, Josias recusou desesperar-se face à avassaladora tarefa de reformar o povo de Deus. Em vez disso colocou a sua confiança no Senhor e lutou contra as probabilidades.
Deste modo o antigo testamento pode dizer que "a
lembrança de Josias é mistura de incenso, preparado pela arte do perfumista; é como o mel, que é doce em todas as bocas, ou a música num banquete" (Eclo 49, 1). A doçura do mel é tipicamente comparada com a palavra de Deus como é visto no salmo 19,10. Mas desde que Josias embebeu a palavra de Deus tão profundamente no seu coração, a sua memória retém o sabor da doçura da Palavra de Deus. As nossas vidas também devem ser infundidas com a doçe fragância da Palavra de Deusa e a esperança brilhante que nos é trazida no meio dos nossos tempos mais escuros!
Labat n. 99, de Novembro de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário