19 novembro, 2009

O apelo da Santidade



No primeiro dia de Novembro celebramos a Solenidade de Todos os Santos e somos chamados a contemplar a beleza de Deus que se reflecte na vida daqueles que O seguem.
Ser santo é deixar rasto de Cristo no meio do mundo, é deixar que a luz e o esplendor de Deus transpareçam através de nossa vida e das nossas obras.
O impulso da santidade é sempre iniciativa de Deus. Jesus rasgou os céus, deu a vida por nós e introduziu-nos no mistério da intimidade divina, tornou-nos filhos de Deus desde o dia do nosso baptismo: “Vede que admirável o Pai nos consagrou em nos chamar filhos de Deus. E somo-lo de facto” (1 Jo 3, 1). O Espírito Santo de Deus acompanha-nos agora com a sua solicitude, como a brisa suave da tarde, possibilitando esta graça de vivermos n’Ele, com Ele e para Ele, para fazermos as obras de Jesus Ressuscitado. Nisto consiste o chamamento que Deus nos faz à santidade – vivermos n’Ele, unidos a Ele, chamados a ser fermento do Reino novo, da vida eterna.
É impressionante ver como as Bem-aventuranças se cumprem na vida de homens e mulheres concretos, de todos os tempos, de todos os estados de vida e nas circunstâncias mais adversas. Olhar para os santos e contemplar a força e o poder da Ressurreição de Jesus que transforma a vida daqueles que acolhem o Evangelho com docilidade e obediência.
Peçamos a intercessão dos Santos, os amigos de Deus, para que nos dê a graça de acolher o chamamento à santidade e, como dizia o Servo de Deus, João Paulo II, aos jovens: “Não tenhais medo de ser santos!”
Neste mês somos ainda chamados a experimentar a comunhão com aqueles que já partiram para as moradas eternas. É um mês carregado de esperança porque somos confrontados com o abraço de Deus que envolve os seus filhos, santos e a caminho de Casa. Confiemos no Bom Pastor que nos conduz aos prados verdejantes e nos acompanha nos vales da morte e nos dá, hoje mesmo, a possibilidade de experimentar a Vida Eterna.
Pe. Bruno Machado
 Editorial do Labat, n.º 99, de Novembro de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário