13 agosto, 2009

A NOSSA HISTÓRIA


GOVV (logo)

  TEMPO DE ESPERANÇA: O ICNE EM LISBOA
 

Congresso Internacional da Nova Evangelização, Novembro 2005
A nossa paróquia quis estar presente a tempo inteiro, ao longo de toda a semana do Congresso. Eu, como pároco e mais dois leigos. Distribuímos entre nós os diversos “workshopes”, conforme nos pareciam mais úteis à nossa realidade paroquia. Quis participar no “workshop” do Renovamento Carismático Católico porque mais uma vez, sentia necessidade de aprofundar esta realidade. Providencialmente encontrei lá o Coordenador da Equipa Diocesana, o Dr. João Silva. Conversamos e agendamos um encontro para o princípio do ano 2006. Era chegada a “hora” de darmos início a este “projecto do Espírito”, em Ota. O Congresso trouxe um tempo de Esperança e em boa-hora germinou os seus frutos.


HORA ZERO: Fevereiro 2006
 

Convidei sete pessoas a acompanhar-me a Alverca, para irmos rezar com o grupo do Renovamento Carismático Católico, “Raboni, Meu Mestre”. Eram elas: Carminda Honrado, Júlia Viçoso, Maria Helena Rodrigues, Maria do Rosário Bragança (Bé), Maria Soares, Maria das Neves e Teresa Trindade. Fomos muito bem recebidos e acolhidos. A Equipa de Coordenação Diocesana, presente nesse encontro, convidou-nos desde logo a participar semanalmente naquele Grupo de Oração e no Seminário de Vida Nova no Espírito que estaria para começar em breve. Aceitei com entusiasmo a proposta mas, dos sete convidados que me acompanhavam, só duas pessoas aceitaram o convite: a Carminda Honrado e a Maria Helena. Entretanto espalhamos a noticia e convidamos outras pessoas. Quando chegou a hora de iniciar o Seminário, já formávamos de novo, um grupo de oito pessoas. A nós se juntaram: Domitília Rodrigues, Francisca Ferreira, Luís e Júlia Santos e a Maria Lourenço (Zézinha).

COMO UMA MÃE...
 

O GRUPO DE ORAÇÃO “RABONI, MEU MESTRE”, DE ALVERCA
Como uma mãe gera um filho, assim foi para nós o Grupo de Oração, “Raboni, meu Mestre”, de Alverca. Foi o seio onde o “grupo de Ota” nasceu e cresceu. Acolheram-nos como irmãos mais novos e cuidaram de nós. Ali iniciamos o nosso caminho no renovamento carismático católico. Ali fomos gerados na oração semanal e num Seminário da Vida Nova do Espírito, que se concluiu em Maio de 2006. Ali recebemos pela primeira vez a efusão do Espírito Santo, a 19 de Março de 2006, na Igreja de S. Pedro de Alverca. Continuamos a participar nos encontros de oração deste grupo, semanalmente, até meados do mês de Setembro de 2007: ao todo, mais de um ano e meio. 


COMO UM PAI...
 

A EQUIPA DE COORDENAÇÃO DIOCESANA
Como um pai cuida de um filho, assim tem sido, desde a primeira hora, os cuidados da Coordenação Diocesana para connosco. Sempre presentes, atentos, orantes, vigilantes, disponíveis e exigentes. Um trabalho precioso e indispensável na formação e no acompanhamento dos grupos de oração.

GESTAÇÃO: Ao longo de um ano e meio participamos em dois encontros de oração semanais: um, em Alverca e outro em Ota, entre nós. Participamos também em numerosos encontros de formação, a nível diocesano e nacional. Entretanto fomos convidando mais pessoas a participar connosco, tanto em Alverca como em Ota, amigos e familiares que o Espírito nos indicava e assim o grupo foi crescendo até cerca de 18 pessoas. Nunca fomos um grupo numeroso. Em Ota, os nossos encontros eram realizados na Igreja, à “porta fechada”, num ambiente reservado e íntimo. Por sugestão do pároco, a presidência da oração era rotativa pelos cinco elementos do grupo disponíveis para o fazer (Carminda, Francisca, Júlia, Luís e Maria Helena). Esta era uma maneira de despertar e desenvolver os carismas entre todos, sobretudo o carisma da liderança.

O DISCERNIMENTO DO NOME DO GRUPO, “VERDADE E VIDA”
 
23 de Dezembro 2006
No encontro de oração que realizamos neste dia, a Equipa de Coordenação Diocesana quis estar presente para nos ajudar a fazer o discernimento do nome do grupo. Foi-nos explicado como este nome deveria surgir, a partir das Sagradas Escrituras, num contexto de oração. Assim foi o que fizemos de seguida. As palavras “verdade” e “vida” foram então emergindo e confluíram neste nome que foi aceite consensualmente por todos. 


ABRIRAM-SE AS PORTAS... 26 de Setembro 2007
 

Era chegada a hora de realizar o primeiro Seminário de Vida Nova no Espírito, em Ota. Não o queríamos fazer sem primeiro convidar toda a Comunidade a aproveitar esta “hora de Graça”. O convite foi lançado, de forma solene, pelos responsáveis diocesanos do Renovamento Carismático, Maria Olga e João Silva, nas missas dominicais da paróquia, nos dias 22 e 23 de Setembro de 2007. O Seminário iria ser em Janeiro 2008 mas até lá as pessoas foram convidadas a ver e a experimentar a oração carismática. Por isso, a partir do dia 26 de Setembro 2007 os nossos encontros de oração passaram a ser realizados de forma aberta a todos os que quisessem participar.
 
FORMAÇÃO DO NÚCLEO E DISTRIBUIÇÃO DE SERVIÇOS
 

12 de Dezembro 2007
Um grupo tem que ter organização, coordenação, distribuição de serviços por equipas. Sentíamos essa necessidade e a Coordenação Diocesana também. Foi então escolhido um Núcleo de três irmãos: Carminda Honrado, como Coordenador; Luís Santos, Secretário e Maria Helena, Tesoureira. Este núcleo foi considerado como “provisório”, para cerca de um ano, no máximo. Depois do nascimento efectivo do grupo, seria necessário fazer de novo o discernimento do núcleo, com carácter mais definitivo. Escolheram-se também irmãos para formar a “equipa de intercessão” e distribuíram-se outras tarefas e serviços, dinamizaram-se os carismas. 


O SEMINÁRIO DA VIDA NOVA NO ESPÍRITO:
 

22 de Janeiro a 7 de Abril de 2008
Realizou-se com dez novos seminaristas. A Equipa Diocesana acompanhou e orientou o Seminário com a colaboração de várias pessoas de outros Grupos e do Grupo de Ota. Foi um tempo atribulado, marcado pela cruz das dificuldades, intuíamos que o Maligno tudo fazia para destruir esta obra de Deus. Mas as dificuldades tornaram-se fontes de Graça. Nenhum dos escolhidos se perdeu até ao dia 7 de Abril, Festa do Envio, que é a conclusão do Seminário. Todos estavam presentes: Aires Cartaxo, Ana Rolo, Amélia Gonçalves, António Ferreira, Maria Alice Carvalho, Maria José Cabaço, Maria das Neves, Maria do Rosário Bragança (Bé), Marléne Honrado e Patrícia Azevedo.


EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO
 

E NASCIMENTO DO GRUPO: 15 de Março de 2008
Este foi o dia da efusão do Espírito Santo sobre os novos seminaristas e sobre todo o Grupo de Oração “Verdade e Vida”. Por isso, este momento é também considerado o nascimento oficial do Grupo de Oração. Bem-Haja! Aleluia! Louvores e Graças a Deus. Ao fim de mais de dois anos de gestação, chegou a hora do parto e da luz. Todos juntos, formamos agora um grupo de 18 pessoas.


AVALIAÇÃO DA CAMINHADA: 12 de Julho de 2008
 

De tempos a tempos é bom parar e olhar para o caminho que se está a fazer; avaliar, analisar, rezar e discernir. É também hora oportuna para dar Graças a Deus pelos dons e benefícios que Ele derrama sobre cada um de nós e sobre todo o Grupo. Escolhemos o dia 12 de Julho, sábado, ao fim da tarde: Missa de Acção de Graças às 19 horas, jantar partilhado, oração e avaliação. 
DISCERNIMENTO DE UM NOVO NÚCLEO: 14 de Julho de 2008
 

Da avaliação feita no passado dia 12 de Julho resultou que era necessário discernir, de novo, o núcleo. Por isso nos reunimos neste dia 14, segunda-feira. Foi apresentado o tema “O Serviço e a Missão do Núcleo”, pela Maria Olga e depois, em contexto de oração e de adoração, foi feito o discernimento: Aires Cartaxo, como Coordenador, a Francisca Ferreira e o Luís Santos. Todos sentíamos que estávamos a encerrar uma etapa e a entrar num novo capítulo. Bem-Haja!

PASSAGEM DO TESTEMUNHO DA LIDERANÇA
 

Ao fim de sete meses de serviço, empenhado e dedicado, o Núcleo passou o testemunho da liderança. Sinal de crescimento e de maturidade. Sinal de “boa saúde” do Grupo “Verdade e Vida”. Parabéns aos irmãos, Carminda, Luís e Helena, que durante estes meses tão importantes, difíceis e delicados, foram os responsáveis do Grupo. Foi durante este tempo que o Grupo nasceu de facto. Nos últimos três meses estiveram “sozinhos" à frente do grupo, a liderar os encontros de oração, embora sempre sobre o olhar atento e discreto da Coordenação Diocesana. Nem tudo foi perfeito, nem no Núcleo nem no Grupo, mas foi o primeiro voo. Parabéns.

HORA PRESENTE
 

Esta é a hora de o grupo crescer e voar no Espírito. Crescer em número e em consistência espiritual. De voar com a ousadia, própria dos filhos de Deus. De pensar, rezar e discernir as próximas etapas. Em comunhão com o pároco, com a Coordenação Diocesana e com o nosso Patriarca, D. José Policarpo. 

OBRIGADO
 

Obrigado a Deus, pelo dom do Grupo “Verdade e Vida”, dom precioso para cada um de nós e para a comunidade. Obrigado a todos os irmãos e irmãs pelo amor ao grupo e pela vossa perseverança. Obrigado ao Grupo “Raboni, meu Mestre” e à Equipa de Coordenação Diocesana: que seria de nós, sem vós? Obrigado à Igreja, Corpo Místico de Cristo, pelo dom do Renovamento Carismático Católico.
Que o Espírito Santo derrame abundantemente sobre vós e sobre as vossas famílias, os seus dons e carismas.

Padre Manuel Silva
Paróquia do Divino Espírito Santo
Ota, 31 de Julho de 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário